segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1000 Coisas e Causas Imperdíveis: estampe a sua própria camiseta

Se mesmo com tantas opções de marcas você não consegue encontrar uma camiseta pra chamar de sua, uma dica imperdível é fazer você mesmo sua estampa.

O primeiro passo é comprar uma boa malha lisa; pode ser a clássica branca ou então de outras cores. Pra começar você pode comprar malhas mais simples pra ir treinando - mas quando ficar craque não deixe de ficar de olho na qualidade e no acabamento da malha, veja se ela não esgarça ou se desbota tão facilmente.

Pra estampar existem várias opções: serigrafia, transfer, stencil e tinta em tecido.

A serigrafia, ou silkscreen, é feita a partir de uma tela de nylon perfurada (revelada pela impressão de um filme fotolito), onde a tinta é aplicada na tela e transferida para o tecido pelos furos na tela. É o que alcança um melhor resultado mas é o método mais complicado. Você pode fazer um curso de serigrafia ou encomendar em alguma loja especializada. No Centro de São Paulo existem várias lojas de serigrafia na Galeria do Rock, próximo ao Metrô República.

Transfers são folhas adesivas que você imprime invertido em jato de tinta e passa a ferro bem quente sobre a camiseta. Você pode comprar transfers prontos ou então pegar fotos ou logos de sua banda favorita, cartazes de filmes ou imagens de sua série favorita, mandar confeccionar o transfer em lugares especializados e depois aplicar na sua camiseta.

O stencil é um molde vazado que pode ser feito em cartolina, papelão ou até mesmo em antigas chapas de radiografias. Faça com ele o desenho ou dizeres de sua preferência, e passe uma ou duas mãos de uma boa tinta de tecido.

Tinta ou caneta em tecido é o método mais fácil, mas isso se você tiver a mão firme pra desenhar ou pintar à mão livre. Pra quem não sabe desenhar tão bem, o jeito é usar algum molde ou mesmo o stencil.

Em todos os métodos, tome cuidado pra centralizar bem o desenho, evitando que ele fique torto. Coloque a camiseta em uma superfície lisa e firme (pode ser madeira ou isopor), estique-a, mas não muito, e se necessário, use fitas adesivas pra camiseta não sair do lugar. Depois de aplicada a sua estampa, espere um ou dois dias antes de vesti-la, senão pode borrar.

No YouTube dá pra achar vários tutoriais sobre como estampar camisetas. Procure o seu método favorito, bote sua criatividade pra funcionar e boa sorte! Caso tenha feito alguma que ficou bem bacana manda aqui pro Blog de Camisetas nos comentários abaixo pra gente se inspirar! ;-)




Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On:

Um comentário:

LADO PET disse...

Muito boa as suas obervações. Comecei um negócio personalizado de camisetas com cães e gatos. Check it out:
ladopet.blogspot.com